• Arte Decorações - Noelha

Um Pouco Da História E Dica Para O Uso De Cortinas Em Lofts


Hoje vamos falar sobre lofts e sobre como utilizar as cortinas em lofts. A ideia surgiu quando vi na internet que Adam Levine, o vocalista da Banda Maroon 5, colocou à venda o seu loft no Soho, em Nova York.


Como recentemente assisti um filme com o Adam Levine, no qual ele vai morar em um loft (Mesmo se Nada der Certo, com Adam, Mark Ruffalo e Keira knightley), me despertou a curiosidade de verificar se era o mesmo loft. Não era, mas serviu para me incentivar a falar sobre decoração e cortinas em lofts.


O crescimento industrial e o surgimento dos lofts.


Os lofts surgiram nos Estados Unidos, a partir de 1940, quando a indústria norte-americana se expandiu e fabricantes que mantinham fábricas no Soho, em Nova York, deixaram a cidade em busca de espaços mais amplos.

Com a saída das indústrias, os prédios e galpões das fábricas localizadas no Soho – antigo bairro industrial de NY – começaram a ser ocupados por jovens artistasque lá encontraram locais amplos para montarem seus estúdios e residirem no mesmo local, por um custo mais baixo do que pagariam em outras regiões da cidade.

No entanto, somente a partir de 1960 que a moradia nestes espaços foi legalmente permitida, o que significou que durante anos a ocupação residencial nos lofts do Soho foi feita sem autorização.

Após a liberação para servirem como moradias, Nova York ficou registrada como a pioneira nesse tipo de espaço, caracterizados por grandes áreas sem paredes e pés-direitos altos que compõem ambientes integrados, quase sempre descolados e criativos.


Praticididade e versatilidade.


Atualmente os lofts representam alternativas modernas para o estilo de vida prático que vivemos e graças à versatilidade que oferecem – os espaços podem ser criados e recriados com facilidade – são considerados multifuncionais e atraem cada vez mais interessados.

Os Lofts normalmente são decorados com bastante originalidade para que os ambientes – mesmo sem as paredes – sejam divididos de maneira harmoniosa e funcional.


Dicas básicas para decoração de lofts.


Profissionais de arquitetura, decoração e design de interiores recomendam uma boa escolha das cores das paredes e se possível, que uma das paredes tenha cor ou revestimento diferente para destoar positivamente das demais.

O tijolo aparente dá toques peculiares ao imóvel e hoje em dia é possível encontrar papéis de parede que simulam perfeitamente os tijolos aparentes.

Outra dica que os profissionais dão é a opção por móveis bonitos e práticos, que atendam às necessidades, mas não sobrecarreguem os espaços.

A utilização de espelhos grandes também é recomendada para dar mais amplitude aos lofts mais modernos, que na maioria já não são tão grandes como os de antigamente e também por isso a demarcação de espaços deve ser feita com peças leves e harmonizadas.


Cortinas em lofts: regra fundamental.


Ainda que os lofts tenham mudado bastante, o pé direito alto é uma característica marcante e desejada por quem procura esse tipo de imóvel e aí reside a nossa dica básica: as cortinas em lofts, quando colocadas do piso ao teto alogam ainda mais o pé direito e ajudam na caracterização do ambiente como um todo.

Aqui na Arte Decorações já colocamos várias cortinas em lofts e sempre damos preferência para o cliente escolher o que deseja, mas também orientamos e se perguntados a nossa resposta é: opte por cortinas do piso ao teto para alongar o pé direito e fazer seu loft ficar com mais “cara de loft”. Simples não? Porém fundamental!

1 visualização